Imprimir o livro todoImprimir o livro todo

Menu Apresentação

Apresentação, apresentação, apresentação

Site: O Direito Achado na Rua
Curso: O Direito Achado na Rua
Livro: Menu Apresentação
Impresso por:
Data: quinta, 12 dezembro 2019, 21:32

Sumário

1 .Apresentação

“O Direito Achado na Rua”, desde sua concepção, decorre da reflexão e prática de um movimento crítico denominado “Nova Escola Jurídica Brasileira” (NAIR), desenvolvido na década de 1980 na Universidade de Brasília e tendo como seus principais expoentes Roberto Lyra Filho e José Geraldo de Sousa Junior.

Ao longo das décadas, “O Direito Achado na Rua” abriu várias frentes de atuação, constituindo-se como: grupo de pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq); linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), na UnB; disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, na UnB; grupos de extensão, atuantes em diferentes temáticas.

Destacam-se, dentre as atividades desenvolvidas pelo “O Direito Achado na Rua”, os cursos de extensão à distância, iniciados na década de 1980 na série “O Direito Achado na Rua”, totalizam, hoje, seis bem sucedidas edições.

Lançado em 1987 pelo Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos (NEP/UnB) e pelo então Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância, atual CEAD, o primeiro volume da série “O Direito Achado na Rua” consistiu em uma “Introdução Crítica ao Direito”, desenvolvido sob o referencial crítico do humanismo dialético da NAIR para atender a uma solicitação de advogados e advogadas populares que atuavam para os mais diversos movimentos e entidades de defesa de direitos humanos.


1.1

Desde o primeiro volume da série “O Direito Achado na Rua”, o Direito é trabalhado numa perspectiva libertadora que possibilite a descoberta das pessoas como sujeitos ativos na construção do Direito. Importante ressaltar que, desde a primeira edição, a gestão do curso à distância é de responsabilidade do CEAD, que, como foi explicado anteriormente, é o órgão da UnB competente para promover ações educacionais à distância.


Ao longo das mais de duas décadas, “O Direito Achado na Rua” desenvolveu seis edições da série, com as seguintes especificações temáticas:

O que teve em comum em todos os volumes foi o objetivo de trabalhar o Direito como instrumento de transformação das realidades de opressão presentes na sociedade. Com o sétimo volume da série e o seu curso à distância, busca-se contribuir para construção de uma noção de Justiça de Transição para o Brasil.

2 .Público Alvo

Este Curso é destinado à comunidade acadêmica (corpo docente e discente do Ensino Superior), a sujeitos institucionais e à Sociedade Civil (militantes de direitos humanos). Assim, se você:


... É EXPERIENTE, terá as oportunidades de rever e de ampliar seus conhecimentos, de tirar dúvidas e de oferecer contribuições importantes a suas\seus colegas; 


... ESTÁ COMEÇANDO, aprenderá conceitos importantes que norteiam a discussão de direitos humanos, do direito à memória e à verdade e da Justiça de Transição, dentre outros com esses relacionados. 

3 . Metodologia

São utilizadas metodologias de base sociocultural construtivista que fortaleçam o papel do aluno focalizando o seu potencial para agir de forma ativa e responsiva na construção de seu processo de aprendizagem. Busca-se promover espaços dialógicos em que o protagonismo, confiança e autonomia sejam evidenciados, tendo em vista o envolvimento do aluno em uma atividade bidirecional em que a co-construção do conhecimento com outros indivíduos sociais seja efetiva e vivenciada.

O Centro de Educação à Distância (CEAD-UnB), com experiência em outros cursos na modalidade promovidos por O Direito Achado na Rua, elaborará o desenho instrucional (DI), na Plataforma Moodle.

Ao final do curso de 100 (cem) horas-aula, com a comprovação do cumprimento dos requisitos necessários da formação, entre os quais a elaboração e/ou promoção de projeto de intervenção, será conferido à/ao participante o seu certificado de conclusão pela Universidade de Brasília.

De acordo com esses princípios, o retorno da aprendizagem deve propiciar a interação entre tutor/a-estudante e estudantes-estudantes de forma ativa, crítica, cooperativa e participativa. Para tanto, o projeto prevê o apoio de determinados elementos e formas específicas de configuração que operacionalizem as concepções de aprendizagem na perspectiva socioculturalista. 

4 .Objetivo do Curso

Produzir e difundir conhecimento sobre a temática da Justiça de Transição na América Latina na perspectiva teórica de O Direito Achado na Rua, a partir do desenvolvimento e oferecimento de curso de extensão à distância.

5 .Contato

  

Centro de Educação a Distância na Universidade de Brasília (CEAD/UnB)

O Direito Achado na Rua