Menu Apresentação

3 . Metodologia

São utilizadas metodologias de base sociocultural construtivista que fortaleçam o papel do aluno focalizando o seu potencial para agir de forma ativa e responsiva na construção de seu processo de aprendizagem. Busca-se promover espaços dialógicos em que o protagonismo, confiança e autonomia sejam evidenciados, tendo em vista o envolvimento do aluno em uma atividade bidirecional em que a co-construção do conhecimento com outros indivíduos sociais seja efetiva e vivenciada.

O Centro de Educação à Distância (CEAD-UnB), com experiência em outros cursos na modalidade promovidos por O Direito Achado na Rua, elaborará o desenho instrucional (DI), na Plataforma Moodle.

Ao final do curso de 100 (cem) horas-aula, com a comprovação do cumprimento dos requisitos necessários da formação, entre os quais a elaboração e/ou promoção de projeto de intervenção, será conferido à/ao participante o seu certificado de conclusão pela Universidade de Brasília.

De acordo com esses princípios, o retorno da aprendizagem deve propiciar a interação entre tutor/a-estudante e estudantes-estudantes de forma ativa, crítica, cooperativa e participativa. Para tanto, o projeto prevê o apoio de determinados elementos e formas específicas de configuração que operacionalizem as concepções de aprendizagem na perspectiva socioculturalista.