Home

4 . Identificação dos Cursos

4.5 . Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública

Apresentação

A atuação da Defensoria Pública é considerada fundamental para a promoção da cultura de paz e para a educação da população que, de outras formas, não teria acesso aos serviços de mediação. A realização do curso Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública é parte integrante da política de promoção dos meios alternativos de resolução de disputas que, quando utilizados de forma adequada, podem ajudar a acabar com o ciclo vicioso mais demandas, maior demora na prestação jurisdicional, maior taxa de congestionamento, mais insatisfação e, o que é mais importante, ensinar as pessoas a lidarem com o conflito e a construírem soluções consensuadas. Trata-se, portanto, de muito mais do que uma iniciativa visando à redução de litígios: o que se deseja é uma verdadeira mudança de mentalidade, que traga maior satisfação aos cidadãos.

A Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM), no seu papel de incentivo e de contribuição para a resolução adequada de conflitos, tanto no âmbito judicial quanto no extrajudicial, por meio do curso Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública, pretende contribuir para a consolidação de uma política de formação continuada para Defensoria Pública no Brasil. Espera-se, com este curso, contribuir para a capacitação dos diversos profissionais da Defensoria Pública e, ainda, despertar o entusiasmo e o interesse em um tema atual e relevante para a sociedade como um todo.

Ao final do curso os participantes deverão ser capazes de utilizar ferramentas e técnicas para estimular a autocomposição de litígios entre seus assistidos, estimulando e ampliando a prática da resolução consensual de conflitos nas ações da Defensoria Pública.

Carga horária: 40 horas divididas em 6 módulos de conteúdo, semanas de ambientação e de encerramento

Duração: 7 semanas

Período de realização (1ª oferta): 17/08/2015 a 04/10/2015

Modalidade: A distância

Categoria: Gratuito