Home

2 . Cursos 2015

2.1 . Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas

As conciliações realizadas entre empresas e clientes são momentos importantes para restabelecer uma parceria que fora quebrada. Para isso, é necessário que os representantes da empresa (prepostos, gerentes, advogados etc.), aqueles que são a “personificação”, o “rosto” da empresa, tenham à mão ferramentas eficazes para negociar de maneira produtiva. Uma atuação mais ativa do preposto, de forma que ele perceba a conciliação como uma oportunidade de resgatar a confiança do seu cliente, de melhorar a imagem da empresa, de oferecer um atendimento satisfatório e de aumentar as chances de um acordo que atenda aos interesses de ambas as partes, pode fazer toda a diferença. Empresas que investem neste tipo de treinamento economizam recursos e aproveitam ao máximo o que as formas de autocomposição (negociação, conciliação, mediação) podem oferecer.

A Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM), no seu papel de incentivo e de contribuição para a resolução adequada de conflitos, tanto no âmbito judicial como no extrajudicial, por meio do curso Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas, pretende potencializar a capacidade dos grandes demandantes e demandados de obter melhores resultados na solução de disputas ocasionadas pelas relações comerciais em que estão envolvidas.

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de utilizar técnicas que permitam um atendimento de qualidade e uma negociação produtiva com seu cliente em sessões de conciliação, seja no âmbito judicial ou extrajudicial.

Carga horária: 30 horas divididas em 4 módulos de conteúdo e ambientação

Duração: 5 semanas

Modalidade: A distância

Categoria: Gratuito


Público alvo:

Este curso foi estruturado para capacitar os diferentes atores envolvidos em conciliação e resolução de conflitos. O público alvo é composto por:

  • Prepostos;
  • Advogados;
  • Gerentes e gestores das diversas áreas das empresas e demais organizações prestadoras de serviços ou de comercialização de produtos.

Critérios de seleção (4ª oferta):

O Ministério da Justiça lançou, por meio da Portaria GM/MJ nº. 1186/2014 de 02 de julho de 2014, a Estratégia Nacional de Não Judicialização. No mesmo ato foram assinados Acordos de Cooperação Técnica com diversas empresas brasileiras. Esses acordos prevêem, dentre outras ações, promover a capacitação e o treinamento de pessoas em MASC (Métodos Adequados de Solução de Conflitos), com ênfase nas técnicas autocompositivas. Por isso, funcionários das empresas que possuem acordos de cooperação com o MJ terão prioridade no preenchimento das vagas.

Havendo maior número de inscritos que as vagas disponíveis serão priorizados os inscritos na seguinte ordem:

  • Tempo de atuação como advogado em processos de negociação, mediação e conciliação em empresas ou instituições financeiras ou bancárias, de telecomunicações ou de comércio varejista;
  • Tempo de atuação como advogado em processos de negociação, mediação e conciliação em outras empresas;
  • Atuar, como advogado, em instituições financeiras e bancárias;
  • Atuar, como advogado, em empresas de telecomunicações;
  • Atuar, como advogado, em empresas de comércio varejista;
  • Atuar como preposto de instituições financeiras e bancárias;
  • Atuar como preposto de empresas de telecomunicações;
  • Atuar como preposto de empresas de comércio varejista;
  • Maior idade.

Observação: Os candidatos poderão ser solicitados a apresentar documentos que comprovem quaisquer informações prestadas. A apresentação de informações falsas sujeita o responsável às penas da lei. 

Dúvidas: Para questões relacionadas ao processo de seleção dos alunos, escreva para o seguinte endereço eletrônico: <enam@mj.gov.br>


4ª oferta - encerrada

Edital / Informes:

25/05/2015 -  Chamada de alunos - cadastro reserva
22/04/2015 -  Retificação n. 01 (Do Desligamento, item 8, subitem 8.1.1) - Edital n. 001/2015 - Seleção de cursistas
30/03/2015 -  Edital n. 001/2015 - Seleção de cursistas

Inscrições:

  • Número de vagas: 1.500
  • Período de inscrição: 30/03/2015 a 21/04/2015
  •  Formulário de inscrição (Inscrições Encerradas!)

Seleção:

04/05/2015 -  Resultado Final - Seleção de cursistas - Edital n. 001/2015
24/04/2015 -  Resultado Preliminar - Seleção de cursistas - Edital n. 001/2015

Período de realização do curso: 18/05/2015 a 21/06/2015 (Cronograma disponível no edital de seleção de cursistas.)